Sigo no Babelia outra crónica de Antonio Muñoz Molina – uma digressão semi-onírica sugerida pelos contrastes de luz e sombra registados por Caravaggio na Vocação de Mateus – e pergunto-me sobre quando voltarei a ler, num diário português, uma coluna semanal como «Ida y Vuelta». Uma coluna sobre tudo e sobre nada: quatro línguas de texto em serif tamanho 11, toda uma página sem anúncios de telemóveis ou hambúrgueres, que jamais captará multidões de leitores. Em quase toda a parte, e mais ainda em Portugal pelos índices rasteiros da leitura de jornais, luta-se por uma sobrevivência que só muitos leitores e bons anunciantes poderiam garantir. Não colunistas letrados, hirsutos e pouco aprazíveis, a quem é preciso pagar razoavelmente. Desta maneira, os escritos corsários dos quais falava Pasolini estão cada vez mais confinados às águas das pequenas enseadas, escondidos dos grandes transatlânticos por promontórios enganadores. Espalham-se pelas edições minúsculas de editores um tanto aventureiros, pelos desdobráveis baratos que servem de programa em eventos raros, por revistas que jamais dobram os seis números, pelos posts mais embalados dos blogues menos previsíveis e desqualificados no ranking do Technorati. É esse, afinal, o destino de todos corsários: correrem incontáveis perigos em nome das causas mais improváveis. Por isso permanecem necessários.